Qual ave escolher para ceia de Natal? Saiba as diferenças
O Natal é a época do ano feita para reunir a família em volta da mesa e aproveitar todas as delícias servidas, no entanto, para quem prepara o banquete, há algumas dúvidas sobre qual ave natalina escolher e quais receitas servir.
Para facilitar os preparativos e ajudar você a decidir a ave ideal para o seu Natal, separamos quatro opções, suas principais características e diferenças, para quando você der início aos trabalhos, fazer a melhor escolha e da melhor forma. Confira!
Peru
Muito presente nas ceias de Natal de todo o mundo, o peru é bastante conhecido pela sua demora no tempo de preparo e custo um pouco mais alto, e é uma carne caracterizada pelo sabor mais forte, apesar de saborosa.
É um pouco mais seca, diferente de outras aves, por isso o ideal é deixá-la marinando no tempero por algumas horas antes de assar. Para o tempero dessa ave, você pode usar ervas finas, como alho, cebola, pimenta-do-reino, manteiga, limão e vinho para dar mais sabor.
O peru deve ser preparado sempre em fogo baixo, por pelo menos três horas a 180°C, para ficar bem dourado e manter a suculência. Na hora de recheá-lo, utilize batatas, cenouras e ervilhas e farofa mista, onde você pode colocar azeitonas, calabresa, tomate e uvas-passas.
De acompanhamento, combina perfeitamente com frutas, como romã, figo, uvas e abacaxis, bem como o cuscuz marroquino. E para tirar um pouco o sabor mais forte, você pode deixá- lo marinando algumas horas em um suco ácido de maracujá.
Tender
O tender nada mais é do que o pernil do porco defumado e processado, muito parecido com um presunto enrolado, é uma das aves mais conhecidas e utilizadas nas ceias de Natal aqui no Brasil, e uma de suas receitas mais tradicionais é a com cravos e fios de ovos.
O prato combina com frutas mais cítricas, como abacaxi, ameixa, laranja e limão, porém as batatas também são um excelente acompanhamento, já que extraem o sal, naturalmente embutido no tender, dando equilíbrio ao prato. O tempo de preparo é de, aproximadamente, 1h e apresenta grande maciez como característica principal.
Na hora de temperar, aposte em ervas frescas, como o alecrim, tomilho e a sálvia, e molhos, como a mostarda e mel e o barbecue, que ficam deliciosos! Além de algumas especiarias, como o anis estrelado, canela e cardamomo, ótimas opções para servir essa ave natalina.
Frango
O frango é a opção com o custo mais baixo, mas ao mesmo tempo é a menor ave usada nas ceias de Natal, entre as citadas aqui. A carne é versátil e possui cartilagens firmes, combina com vários acompanhamentos e pode ser temperada e preparada de diversas formas, como por exemplo, com manteiga e açafrão.
Para deixar o clima mais natalino, servi-lo com farofa ou legumes, é uma ótima pedida. E na hora de assar, deixe o frango no forno por, pelo menos, 1h30, e certifique-se de que esteja bem dourado por cima antes de tirar do forno.
Ave Millenium
A Ave Millenium é um frango especial, ideal para ceias de natal com a família grande. Possui quase o dobro do tamanho de um frango comum e todas as suas partes são incrivelmente saborosas. Para manter a sua suculência por mais tempo na hora de assá-lo, é importante cobri-lo com o papel alumínio, isso também possibilita que o peito, que costuma assar mais rápido que as coxas, cozinhe de forma desacelerada.
Um diferencial da Ave Millenium é que ela já vem deliciosamente temperada, então você não precisa se preocupar com modo de preparo, a menos que deseje colocar ervas frescas para decorar e deixar o prato mais perfumado, como o tomilho e o alecrim.
Para acompanhar a Ave Millenium na ceia de Natal, aposte em vegetais, como a berinjela, abobrinha e tomates grelhados. O arroz à grega e a salada de lentilha também são ótimas escolhas, bem como o molho de cogumelos frescos e até risotos. E além de preparar a ave festiva da Ad’oro no Natal, você também pode incluí-la nas suas refeições diárias.